Divulgando: Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas – IV Congresso GRIOTS

PHOTO-2018-09-17-11-12-23

Apresentação

Literaturas e Direitos Humanos

“O corpo negro é elemento central na reprodução de desigualdades.

Está nos cárceres repletos, nas favelas e periferias designadas como moradias”

(Marielle Franco)

       O IV Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas, GRIOTS, a se realizar nos dias 19, 20, 21 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Salgado Filho, Natal, Nordeste do Brasil, afirma lugares de fala, de perspectiva, e de diversidades temáticas que atravessam a reflexão sobre a Literatura, os direitos humanos, a violência contra as mulheres negras e a comunidade afrodescendente mundo afora.

       A primeira edição do congresso Griots aconteceu em maio de 2009. Naquele instante, revisitava-se no escopo da literatura africana, a linguagem, a memória e o imaginário. Pelos idos de 2011, a concretização do segundo Griots aprofundou leituras sobre a literatura, a cultura, a violência, o racismo e as mídias. Em sintonia com tudo isso, em maio de 2014, estiveram em asserção, no terceiro Griots, a literatura, a história, a cultura africana e afro-brasileira.

       Desde o encontro inicial, o evento foi idealizado com a finalidade de atender as demandas de estudiosos nordestinos, inseridos nas linhas de pesquisas voltadas para os estudos transculturais, anticolonialismo, cartografias transnacionais, ancestralidades, rituais, questões étnicas, espaços, imagens, cinema africano, sexualidade, questões diaspóricas, etc. Nessa encruzilhada cultural, o encontro é voltado para pesquisadores da área de literaturas africanas, afro-brasileira, historiadores, antropólogos, sociólogos, professores de literaturas portuguesa, ativistas de direitos humanos, militantes do movimento negro, comunidade LGBTT e demais interessados na temática de combate ao racismo.

       Há quase dez anos de sua criação, o Griots revisita as literaturas em diálogo com as questões estéticas, filosóficas, antropológicas, históricas, políticas, socioculturais.  Em diálogos transdisciplinares, proporciona entre conferências, oficinas, mesas-redondas, simpósios temáticos, performances poéticas musicais, uma partilha do sensível sobre a escrita literária no Brasil e no continente africano.

       Para tocarmos o tambor da resistência, contamos, portanto, com a presença de todos vocês nesse momento de encruzilhadas culturais, roda de saberes e luta por mais literatura e direitos humanos.

Comissão Organizadora.

 

Maiores informações em: https://congressogriots.wixsite.com/inicio

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s