Pesquisadores IEAf

São três as categorias de pesquisadores do Instituto de Estudos da África:

  1. a) Pesquisador Associado 1: pesquisador que tenha, no mínimo, o título de Mestre em qualquer área do saber;
  2. b) Pesquisador Associado 2 : pesquisador que tenha “notório saber” demonstrado por meio da apresentação de algum tipo de produção acadêmico-científica ou artístico-cultural;
  3. c) Pesquisador Júnior: pesquisador que esteja cursando a graduação ou mestrado em qualquer área do saber.

O cadastramento dos Pesquisadores do IEAf dar-se-á por meio da indicação de um dos seus membros efetivos (Professores do quadro permanente da UFPE), mediante o preenchimento da ficha de proposta de cadastro.

Ficha de Cadastro

Pesquisadores Associados 1:

 

  •  Adelia Miglievich Ribeiro é pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
    Tema de interesse de pesquisa : nação, deslocamentos e identidades: estudos em literatura e história e mulheres e protagonismo: ciência, cultura, política , com ênfase nas trajetórias de mulheres intelectuais negras no Brasil.

 

  • Alessandro Moura de Amorim é mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba.
    Tema de interesse de pesquisa: orientações, princípios e  fundamentos acerca da implementação e planejamento dos marcos que regulam o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Essa pesquisa também está vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena da Universidade Federal da  Paraíba.

 

  • Alex Giuliano Vailati  é doutor em Antropologia e Etnologia pela Università degli Studi di Torino (Itália).
    Tema de interesse de pesquisa: igrejas independentes, juventude e cooperativismo rural – principalmente na África do Sul (KwaZulu-Natal) e Moçambique (Zambesia)

 

  • Alex Santana França é Doutorando em Literatura e Cultura  pela Universidade Federal da Bahia – UFBA
    Tema de interesse de pesquisa: Cinemas e Literaturas de África de Língua oficial portuguesa

 

  • Aline Adelaide é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: Memória, História, Gênero e Literatura moçambicana.

 

  • Aristeu Portela Júnior é Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
    Tema de interesse de pesquisa: ações afirmativas raciais no ensino superior, educação das relações étnico-raciais, nação e identidade nacional, pensamento social brasileiro.

 

  • Arnaldo Sucuma é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: ensino superior e a instabilidade política na Guiné-Bissau.

 

  • Assunção de Maria Sousa e Silva é Doutora em Letras / PUCMINAS.
    Tema de interesse de pesquisa: literaturas africanas de língua portuguesa, Literatura afro-brasileira e literatura de autoria feminina.

 

  • Cassiana Grigoletto é doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: estudos culturais e pós-coloniais, questões históricas, religiosas e identitárias representadas nas literaturas de língua  africanas.

 

  •  Cibele Barbosa é doutora em História Moderna e Contemporânea- Centro d do Brasil e do Atlântico Sul. Universidade Paris IV- Sorbonne;
    Tema de interesse de pesquisa: História Contemporânea da África, Colonialismo, Racismo, Pensamento Social brasileiro, biografias afrodiaspóricas.

 

  • Clément A. Akassi é Doutor em Línguas e Culturas  pela Universidade de Alcalá (Madrid, Espanha)
    Tema de interesse de pesquisa: África e diáspora africana nas produções culturais francófonas, hispanófonas e lusófonas; estudos latino-americanos/afro-latinos/afro-caribenhos/afro-cubanos; representação dos negros nos discursos sobre as identidades; teorias pós-coloniais/afro-decoloniais/críticas literárias/womanismo; descolonização do imaginário.

 

  •  Colin Darch é doutor em História Russa na então «Escola de Análise Social e Econômica» (School of Social and Economic Analysis) da Universidade de Bradford na Inglaterra.
    Tema de interesse de pesquisa: direitos humanos na África do Sul pós-apartheid.

 

  • Daniela Florêncio é mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: o cenário de deslocamentos forçados e de formação de campos de refugiados na África Oriental.

 

  • David Beltrão Simons Tavares de Albuquerque é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP/UFPE).
    Tema de interesse de pesquisa: Cooperação Sul-Sul. Política Externa Brasileira. África.

 

  • Dayane Silva Nascimento é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: Literatura moçambicana, gênero, relações raciais.

 

  • Diogo Valença é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
    Tema de interesse de pesquisa: Florestan Fernandes, José Carlos Mariátegui, Relações Raciais, Pensamento Social Brasileiro, Pensamento Social Latino-Americano, Socialismo e Marxismo.

 

  • Edilson Fernandes de Souza é pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal.
    Tema de interesse de pesquisa: Civilização subsaariana, história e prática dos saberes tradicionais afro-brasileiros, instituições educacionais e corporeidade.

 

  • Eduardo Augusto de Santana é mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da UFRPE.
    Tema de interesse de pesquisa: Arquitetura colonial e símbolos de distinção social na Mata Úmida Pernambucana / Racismo r relações de poder em nosso passado colonial / Trabalho escravo e desigualdade social nas Vilas Açucareiras da Mata Úmida pernambucana.

 

  • Elton Bruno Soares de Siqueira é doutos em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
    Tema de interesse de pesquisa: teatro, dramaturgia e expressões dramático-performativas de países africanos.

 

  • Fernando Wilson Sabonete é Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: Etnicidade, Religião- Gênero e Exclusão e Inclusão de Adolescente.

 

  • Francisca Zuleide Duarte de Souza é Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
    Tema de interesse de pesquisa: Literaturas africanas.

 

  • Giselda Brito Silva Doutora em História desde 2002, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL, 2011-2012).
    Tema de interesse de pesquisa: Política Educativa Colonial Portuguesa em África.

 

  • Gregório Mangana Mangana  é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e atua como Professor da Universidade Pedagógica de Maputo -Moçambique.
    Tema de interesse de pesquisa : Saber local

 

  • Guillermo Antonio Navarro Alvarado  é  Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia – UFBA
    Tema de interesse de pesquisa : Pan-africanismo, Teoria Crítica Africana, Democracia e Desenvolvimento

 

  • Henrique Mariano Norte é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Tema de interesse de pesquisa: Descentralização política com ênfase nos municípios, Gestão e governança autárquica, Participação popular com ênfase no desenvolvimento urbano, Ativismo Democrático, Políticas públicas urbanas.

 

  • Imara Bemfica Mineiro é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
    Tema de interesse de pesquisa : Afrolatinidades/Epistemologias do Sul/Literaturas africanas em língua espanhola/Pedagogias decoloniais

 

  • Inocência Mata é doutora em Estudos Literários pela Universidade de Lisboa, com pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization) pela  Universidade de Califórnia, Berkeley. É também Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas.
    Tema de interesse de pesquisa: História, memória, países africanos de língua oficial portuguesa, relações estéticas entre literaturas em português.

 

  • Isabel Maria Casimiro é doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é Professora Auxiliar e pesquisadora no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, e leciona na mesma universidade nos cursos de graduação e pós-graduação.
    Tema de interesse de pesquisa: direitos humanos das mulheres; movimentos sociais, movimentos de mulheres e movimentos feministas; desenvolvimento participativo;  governação e democracia participativa; economia solidária e as “outras” economias.

 

  • Jacimara Souza Santana é doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas e professora de história da África e líder do MALUNGU-Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e Diáspora – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/CNPQ
    Tema de interesse de pesquisa: a saúde da população africana do sul de Moçambique no tempo colonial.

 

  • Jacques Depelchin é doutor em História pela Universidade de Stanford (Califórnia, USA) e foi professor visitante, professor associado e pesquisador em várias universidades da África, Europa e Estados Unidos.
    Tema de interesse de pesquisa:  o acesso à educação no Brasil e os preconceitos inerentes ao ensino da história da África na educação brasileira.

 

  • Joana D’arc de Souza Lima é doutora pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa:  Arte Contemporânea Africana e Arte Afro-Brasileira.

 

  • João Matias de Oliveira Neto é doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura, Sociologia Africana e Sociologia da Literatura, com foco nas relações entre intelectuais e instituições, biografias e trajetórias, nação e identidade nacional, literatura e cinema.

 

  • Joelma Gomes dos Santos Cheng de Andrade é Doutora em Letras pela UFPE.
    Tema de interesse de pesquisa: Literaturas africanas dos países de língua oficial portuguesa, a literatura angolana, o conto alagoano, José Luandino Vieira, A geração da Cultura, a tradição oral angolana: o mussosso, literatura e sociedade, questões identitárias e memória, o nacionalismo e a poesia angolana, teorias da ficção e as literaturas africanas, o nacionalismo na literatura, literatura e cultura.

 

  • José Nogueira da Silva é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas.
    Tema de interesse de pesquisa: as africanidades no improviso poético do repente.

 

  • Josuel Mariano Hebenbrock é doutor em Comunicação Política pela UPF- Universitat Pompeu Fabra-Barcelona/Espanha e fez estágio de investigação na UL- Universidade de Lisboa/ Portugal;
    Tema de interesse de pesquisa: imigração, religiosidade e redes sociais no continente africano.

 

  • Kywza Joanna Fideles é doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e é Professora titular do Centro Universitário do Vale do Ipojuca, UNIFAVIP.
    Tema de interesse de pesquisa: diáspora, negritude e pós -africanidade na música do Atlântico Negro.

 

  • Lassana Danfá é doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: estudos sobre alteridade, identidade, processos grupais e de comunicação social, relações intergrupais (racismo, discriminação, categorização, preconceito, estereótipos) em Psicologia.

 

  • Leandro Nascimento de Souza é doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa história moderna e colonial – política e sociedade;
    Tema de interesse de pesquisa: a
    nálise das relações de poder na África Central através do Governo de André Vidal de Negreiros, que vai de 1661 a 1666.

 

  • Lucilene Rezende Alcanfor é doutora pelo programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);
    Tema de interesse de pesquisa:
    Estudos da infância na diáspora e nos países africanos, história da criança e da educação no período da escravidão, produção e circulação de manuais didáticos nos países lusófonos, alfabetização e letramento nos países africanos de língua portuguesa, literatura infantil e infanto-juvenil no ensino das culturas afro-brasileiras.

 

  • Luiz Henrique Assis de Barros é mestre em História Social pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: o colonialismo português na África entre os séculos XIX e XX.

 

  • Luiza Nascimento dos Reis é doutora pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia;
    Tema de interesse de pesquisa: História e arte da Nigéria contemporânea, Intelectuais; Relações Brasil-África; Intercâmbio acadêmico e cultural; Estudantes africanos; História e literatura; História e Teatro.

 

  • Maria Emilia Vasconcelos dos Santos é Doutora em História Social da Cultura pela Unicamp.
    Tema de interesse de pesquisa: Abolição, Pós-abolição e Diáspora africana no século XIX.

 

  • Maria Guerra Solange Rocha é pós- doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: HIV/AIDS no Brasil, África do Sul e Moçambique; diáspora africana, história da sociedade escravista; famílias negras; sociabilidades negras; história das mulheres; organização e produção de acervos digitais e Ensino de História em interface com Lei 10.639/03

 

  • Mariana Andrade Gomes é Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia – UFBA
    Tema de interesse de pesquisa: O riso político nas narrativas africanas em língua portuguesa em suas problematizações sobre cultura, etnia, raça, gênero e classe

 

  • M’bare N’gom é doutor em Estudos Ibéricos e Iberoamericanos pela Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV).
    Tema de interesse de pesquisa: Etnicidade, raça, decolonialidade e identidade nas expressões culturais e estéticas(literatura, cinema e música)  na América latina. Literatura africana francofona; literatura africana em espanhol; cinema de África.

 

  •  Murilo de Avelar Alchorne é doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Tema de interesse de pesquisa: o colonialismo português na África entre os séculos XIX e XX.

 

  • Osmundo Pinho é doutor em Ciências Sociais pela Universidade  Estadual de Campinas e é Professor Associado I no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cachoeira, no programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e no Mestrado Profissional em Historia da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da mesma universidade.
    Tema de interesse de pesquisa: antropologia, gênero/parentesco e a construção do Estado em Moçambique.

 

  • Paulo Fernando Mafra De Souza Junior é Doutorando em Serviço Social – UFPE
    Tema de interesse de pesquisa
    : Multidão trans terceiro-mundista; transfeminismo; políticas do corpo; saúde sexual e reprodutiva; direitos étnico-raciais.

 

  • Paulo Sávio Angeiras de Goes é Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública na UniversityCollege London – UK
    Tema de interesse de pesquisa
    : Indicadores Subjetivos de Saúde e Qualidade de Vida

 

  • Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN)
    Tema de interesse de pesquisa
    : Pós-Colonialismo na África; Juventude africana; Mobilidade estudantil de africanos; História da África; Religiosidade (islã) e Cidadania cultural; Ética e Responsabilidade Social; Burkina Faso e Mali.  

 

  • Renato de Lyra Lemos é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
    Tema de interesse de pesquisa Memórias, “esquecimentos” e “descobertas” nas rotas cyberatlânticas de África: digitalização de acervos de músicas africanas e a formação de arquivos online

 

  • Ricardino Jacinto Dumas Teixeira é doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é professor-adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
    Tema de interesse de pesquisa: estudos comparados dos processos de democratização, sociedade civil, estado, governança, África, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Atlântico Sul, Brasil.

 

  • Rogério Mendes é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelas disciplinas de Literaturas e Culturas Hispânicas e Doutorando em Teoria da Literatura (PPGL-UFPE)
    Tema de interesse de pesquisa: Crítica Literária e as Literaturas Hispano-Africana e Afro-Hispano-Americana

 

  • Roland Gerhard Mike Walter é doutor em Literatura Comparada pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz, Alemanha e é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: Literaturas estrangeiras modernas, Literatura comparada das Américas, estudos culturais e Teoria Pós-Coloniais.

 

  • Sara Santos Morais é doutoranda em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia Social da Universidade de Brasília (UnB);
    Tema de interesse de pesquisa: fluxos de estudantes dos Palop para universidades brasileiras; retorno de moçambicanos a seu país após finalização de seus estudos em universidades brasileiras; timbilas Chope; práticas musicais em Moçambique; políticas de patrimônio cultural no continente africano.

 

 

  • Valdenice José Raimundo é doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e leciona na Graduação e na Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: Direitos sociais, juventude, gênero, movimentos sociais e questões étnico raciais.

 

  • Vico Dênis Souza de Melo é Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) e é professor do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
    Tema de interesse de pesquisa: Estudos críticos, pós-coloniais e descoloniais; História do Sul global; cooperação internacional e Relações Sul-Sul; a relação/cooperação do Brasil com Moçambique; colonialismo interno; Estado difuso.

 

  • Vivian Matias dos Santos é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE. Coordenadora do HYPATIA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Ciência e Cultura.
    Tema de interesse de pesquisa: Feminismos descoloniais, pós-coloniais, gênero, raça, Ciência e epistemicídio.

 

  • Yuri Manuel Francisco Agostinho é Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco
    Tema de interesse de pesquisa: História, com ênfase em Memória, História social urbana, Antropologia urbana, Saúde Pública -, Historia das populações e questões demográficas, Arte Africana, Antropologia da Saúde e dinâmicas do mundo contemporâneo.

 

  • Zacarias Augusto Rungo é Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica – Maputo.
    Tema de interesse de pesquisa: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Território.

 

Pesquisadores Juniores

 

  • Ana Caroline Neves Nascimento é graduanda no curso de bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.
    Tema de interesse de pesquisa: cooperação internacional e Relações Sul-Sul; Direitos humanos e desenvolvimento na relação Brasil-África;Contradições do Programa de Cooperação Tripartida para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical em Moçambique (ProSAVANA); Organizações da Sociedade Civil em Moçambique.

 

  • André Eduardo Bezerra de Carvalho é Mestrando em História pela Universidade Federal da Paraíba;
    Tema de interesse de pesquisa: Imprensa Negra, Diáspora negra, História da África Contemporânea, Relações Raciais.

 

  • Débora Kelly da Silva Ferreira é graduanda no curso de bacharelado  em História pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: Missões de padres italianos à África Central no século XIX.

 

  • Felipe de Lima França é graduando no curso de História pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa Missões religiosas na África.

 

  • Graziella Fernanda é graduanda no curso de licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: investigação dos termos Caumba como apelido e  o Cazumbá como sobrenome visto que eles são de origem banta e se localizam  na região nordeste do Brasil,  especificamente no estado de Pernambuco.

 

  •  Hallana Maria Almeida de Carvalho Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPE;
    Tema de interesse de pesquisa: Ações afirmativas de acesso ao ensino superior, Imigração estudantil África- Brasil, Relações Raciais.

 

  • Marco Aurelio de Oliveira Leal é graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Literatura, Literatura Moçambicana e Teorias Pós-Coloniais.

 

  •  Nicoli Viegas é graduanda no curso de bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: relação do HIV/aids no contexto dos megaprojetos de desenvolvimento em Moçambique, dando ênfase à prostituição.

 

  • Rayanna Lucylle Simões Vilela Tavares é Graduanda no Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE;
    Tema de interesse de pesquisa: Estudos culturais, história e literatura.

 

  • Ronnei Prado Lima é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE;
    Tema de interesse de pesquisa: Mundo Atlântico Yorubano, Religiosidade afro-descendente.

 

  • Silvana Silva nascimentos é graduada Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco;
    Tema de interesse de pesquisa: Raça, Gênero e Políticas Públicas.

 

  • Thiago Brandão é graduando do curso de licenciatura plena em História pela Universidade Federal da Paraíba;
    Tema de interesse de pesquisa: estudos sobre experiências afro-paraibanas pós-1888.

 

  •  Uliciana Nogueira Da Silva é Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Estácio do Recife –FIR
    Tema de interesse de pesquisa: Gênero, Classe e Raça/Etnia, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Mortalidade Materna de Mulheres Negras, Violência Institucional, Violência contra Mulher e Políticas Públicas para Mulher.

 

  • Valdir da Silva Alves é mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano;
    Tema de interesse de pesquisa: Raça, Religião e Filosofia Contemporânea